Meu filho não quer estudar

Cequipel-Carteiras-escolares-PNE2

Todos os pais esperam que os filhos sejam alunos exemplares e dedicados. Mas quando o cenário é o contrário, é difícil saber que atitudes tomar para reverter essa situação, e lidar com a paciência também é uma tarefa difícil. Na maioria das vezes preciso respirar fundo, contar até 10 e continuar poi sei que broncas, punições e ameaças não vão resolver apenas dificultar ainda mais.

Da escola não tenho reclamações, apenas alguns pontos que precisam ser melhorados, a tortura são as lições de casa.

Para brincar, ele é bem disposto agora para fazer a lição de casa, ele enrola, faz birra, sente sono, sede, fome, sente tudo, menos vontade de fazer a lição.

A lição de casa, por mais simples que seja, possui um papel fundamental na educação é uma extensão do que foi feito em sala de aula,na escola eles recebem a informação, mas é em casa que eles realmente concretizam o que aprenderam e memorizam o conteúdo.

Na teoria nós como mães sabemos de tudo, agora na prática é outra história, muitas vezes falta paciência e da vontade deixar pra lá e deixar sem fazer.

A disponibilidade de tempo do pais hoje é bem complicado, temos que nos redobrar para dar conta de tudo, muitas vezes cheguei bem tarde do trabalho e mesmo cansada e com sono sentava com eles para fazer a lição, muitas vezes ficava com dó de ver eles morrendo de sono, e alguns momentos já fraquejei sim e deixei de lado.

Minha maior dificuldade é com essa fase de alfabetização, Rafael está no segundo ano do fundamental, ele acaba de escrever uma palavra, uma letra e quando tem que fazer novamente diz que não lembra, como não lembra? você acabou de fazer.

Lição-de-casa

É… e quem foi que disse que a maternidade seria fácil, quando você acha que passou uma fase lá vem outra rsrs, mas somos seres iluminados e conseguimos, tudo o que é feito com amor, pode demorar o tempo que for, mas vai dar certo.

crianca-licao-de-casa-1350402124111_956x500

 

Veja as dicas das especialistas para que a lição de casa deixe de ser um problema:

– Estabeleça horários para a lição de casa. Assim é mais fácil para a criança estabelecer uma rotina.

– Mantenha os materiais em bom estado e a estimule seu filho a conservá-lo. Arrume um canto da casa tranquilo, com uma mesa e uma cadeira, para ele poder fazer a lição.

– Oriente a criança a tirar as dúvidas em sala de aula e questionar o professor sempre que não entender algo.

– Converse com o professor ou orientador da escola sobre uma tarefa que tenha sido muito difícil para seu filho.

– Se a criança ainda estiver em período de alfabetização, leia bons livros para ela. Ajuda a ampliar o repertório do vocabulário. Um jeito divertido de estimular a leitura: você lê um trecho, ela lê outro.

– Não repreenda o seu filho por causa de erros ortográficos, é normal durante os primeiros anos do ensino fundamental.

– Você deve ajudar a criança a encontrar a resposta correta, e não realizar a tarefa inteira no lugar dela.

– Tente fazer com que a lição seja um momento prazeroso, e não de brigas ou discussões.

-Elogie bastante quando a criança fizer o trabalho bem feito. Ter uma lousa pequena e desenhar estrelinhas, sempre que ela fizer a tarefa com capricho, pode ajudar.

– Mostre o seu interesse quando surgir dúvidas nas matérias e convide a criança a achar a resposta junto com você.

– Ajude na criação da autonomia, deixando que ela também realize os deveres de casa sozinha, mas esteja sempre por perto se ela necessitar de ajuda.

Mãos a obra mamães.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s